E aí pessoal, beleza? Hoje eu vou falar sobre um assunto importantíssimo: como segurar uma câmera. É importantíssimo sim, pode acreditar. Uns 99,9% dos meus amigos que fazem fotos tremidas, todas borradas, resolvem seus problemas depois de aprender a segurar a câmera corretamente (tá bom, tá bom, exagerado, mas é quase isso aí mesmo...).
Os exemplos dados aqui serão para câmeras compactas com visor de LCD por serem as mais utilizadas.
Primeiro - não use as pontas dos dedos para segurar o lado direito da câmera (onde fica o botão disparador), use a mão inteira! É muito comum ver as pessoas com "medo" da câmera, segurando com as pontas dos dedos polegar e indicador. Não faça isso, abrace a lateral direita da câmera com seus dedos. Isso tem uma explicação simples: quando você segura apenas com os dedos polegar e indicador (o mesmo dedo que pressiona o botão disparador), ocorre o movimento vertical deste lado da câmera quando o dedo indicador força o botão disparado, fazendo um pequeno rebaixamento corpo da câmera na hora do disparo. O resultado é um tremido.
É importante dizer também para você deixar sempre a ponta do dedo indicador apontando para baixo na hora de pressionar o botão disparador, assim você minimiza os riscos de mover o corpo da câmera com o resto do seu dedo.
Segundo: forme uma base com os dedos em "L" no lado esquerdo da câmera. Isso dará a estabilidade ao resto do corpo da câmera. Pode ser um "L" em vertical ou horizontal, depende da situação e do conforto à sua postura.
Também vale lembrar que, se puder, use apoios como muros, paredes, mesas e outros objetos caso você não tenha um tripé em mãos. Uma outra coisa que ajuda é você inspirar e ir soltando o ar aos poucos durante o disparo. Isso ajuda a relaxar algum possível tremor natural.
Outra dica é manter os pés afastados um do outro para garantir uma base maior, diminuindo as chances de tremer.
Bom proveito a todos e boas fotos!! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário